Postado 20 de junho de 2024 em Cases por Bruno Baldacci
Na esteira de uma transformação digital, a Loja Panasonic do Brasil alcançou não apenas suas metas, mas superou as expectativas com seu novo e-commerce. Essa ascensão meteórica, baseada em dados concretos e estratégias bem-sucedidas, revela uma história de resiliência, ousadia e inovação.
Em setembro de 2022 a Panasonic fechou parceria com a FRN³, empresa especialista em e-commerces, visando alavancar os resultados da loja virtual da empresa. A Black Friday, uma das melhores datas para venda de eletrônicos, estava a menos de 2 meses o seu e-commerce, logo o desafio era significativo.
O primeiro passo da FRN³ foi fazer um diagnóstico minucioso do comportamento do usuário, identificando gargalos e oportunidades de melhoria. O e-commerce, inicialmente tinha um carregamento muito lento, resultando numa taxa de rejeição alta. Esse aprimoramento era crucial, pois, de acordo com um estudo da Deloitte, 2020, cada 0.1 segundo de melhoria na velocidade do site pode aumentar a conversão em 8.4%.
A solução veio em forma de um redesign completo e na migração para a plataforma VTEX IO, tudo em um tempo recorde de 40 dias úteis. Além disso, a FRN³ incluiu algumas funcionalidades customizadas que proporcionaram uma experiência de compra mais fluida e intuitiva. Algumas soluções foram:
Os resultados não demoraram a aparecer. Na Black Friday de 2022, a Loja Panasonic registrou um aumento notável de 50% na receita, apesar do cenário econômico desafiador. Em um mercado onde houve uma queda de 15%, conforme relatório da Neotrust, a Panasonic não apenas manteve sua posição, mas prosperou.
Já em 2023 a nova loja virtual da Panasonic continuou prosperando e os ganhos na experiência do consumidor também foram evidentes. O aumento de 39% na receita, 37% no número de transações, e uma impressionante elevação de 39% na taxa de conversão através do canal orgânico refletem a eficácia da estratégia implementada. A diminuição de 14% na taxa de rejeição e o aumento de 25% na duração média da sessão indicam não apenas a conquista de novos clientes, mas também a manutenção do interesse dos visitantes.
“Na FRN³, acreditamos que a verdadeira transformação digital vai além dos números; é uma jornada que aprimora a experiência do usuário. Colaborar com a Panasonic foi uma oportunidade única para demonstrar como a inovação e a parceria certa podem não apenas superar desafios, mas redefinir padrões no comércio eletrônico brasileiro.” – Rodrigo Cursi, Co-CEO e CXO da FRN³
Esse sucesso da loja digital da Panasonic Brasil destaca a importância da transformação digital e do compromisso contínuo com a melhoria da experiência do usuário. Ao escolher o parceiro certo, a FRN³, a Panasonic não apenas superou desafios, mas estabeleceu um novo padrão de excelência no cenário do comércio eletrônico brasileiro. A mensagem é clara: o investimento em tecnologia e inovação não é apenas uma escolha estratégica; é a chave para o sucesso duradouro em um mundo cada vez mais digital.